Deprecated: wp_make_content_images_responsive não é usado desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em substituição. in /home/hosting/terramaronesa.pt/wp-includes/functions.php on line 5323

Terra Maronesa é solidária com as instituições sociais

A poucos dias do início de mais uma quadra festiva, num ano marcado pela pandemia de Covid-19, a comunidade “Terra Maronesa” e os seus criadores vão oferecer Carne Maronesa DOP, aquela que foi considerada a “Melhor Carne do Mundo”, a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A doação pretende beneficiar, numa primeira fase, todas IPSS com Estruturas Residenciais para Idosos (“Lares”) dos quatro concelhos com maior produção de Maronesa: Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.

No primeiro donativo, que vai beneficiar a APC de Vila Real, os criadores que irão falar da iniciativa, desta excecional carne produzida com respeito pelo bem-estar animal e com contribuição líquida para a sustentabilidade ambiental, cultural e social do território, assim como das dificuldades de escoamento da carne em período de pandemia.

Comunidade Terra Maronesa promove território

A associação “Terra Maronesa” é uma comunidade prática que pretende, a partir de uma abordagem holística e sistémica, valorizar o território habitat da raça bovina autóctone “Maronesa” e um vasto património alimentar nas suas diferentes vertentes económica, cultural, social, ambiental e turística.

A comunidade está a levar a efeito o projeto LIFE-Maronesa, financiado pela Comunidade Europeia, que pretende contribuir para inverter abandono de pastagens de montanha e ajudar a implementar a estratégia da UE de adaptação às alterações climáticas, reduzindo o risco de incêndios florestais e aumentando a resiliência climática da agricultura. À sequestração de carbono e a retenção da água no solo, ambos conseguidos através da pastorícia extensiva, somar-se-á a biodiversidade e os serviços de ecossistema.

Maronesa, a “Melhor Carne do Mundo”

Em julho de 2020, a carne Maronesa DOP foi considerada a “Melhor Carne do Mundo”, num concurso de degustação, com reputados chefs internacionais, promovido pela Fisterra Bovine World, uma organização sediada na Galiza, entre 13 raças diferentes, segundo a publicação de gastronomia galega Boísimo.

A raça do Marão e Alvão era a única representante nacional mas competia com a comum Holstein-Frison (a das malhas pretas), a Angus ou a dispendiosa Wagyu, do Japão. O projecto, o Fisterra Bovine World, criou durante 24 meses as várias raças autóctones, assegurando que os animais tinham a máxima pureza e idade semelhante, num quinta galega onde comeram exactamente o mesmo: milho e pastos litorais. 

A Carne Maronesa DOP é comercializada pela Cooperativa Agrícola de Vila Real. A venda pode ser feita na própria sede, em Abambres, na Rua Jaime Campos, ou através do telefone: 259 378 274, e e-mail: maronesacarnedop@sapo.pt.

Menu